sábado, 25 de abril de 2009

Momentos Finais da Finalização

Estou de volta à Salvador... A cidade iluminada à noite é muito bonita vista de cima. Uma ESTRANHA cidade debruçada sobre o mar... Quase uma grande ilha de luz... Já perdi a conta da quantidade de vezes que ví essa imagem, mas minha retina sempre se impressiona com a beleza.

Foram três dias de intensos trabalhos em São Paulo... Quando cheguei tinha a ansiedade de ver os resultados o mais rápido possivel, pois o tempo corre. Felizmente encontrei no pessoal da Modulos, principalmente Chiquinho, Giba e Kodó, parceiros ideais para a execução do projeto. Eles abraçaram o filme e se empenharam para que as coisas andassem bem.

Fiquei satisfeito com o resultado... Antônio Luis também ficou.

Saí de lá com algumas pendências ainda, mas tudo dentro do previsto.

André Gama, em Madri, se empenhando ao máximo para concluir a arte e animação dos créditos iniciais. Gostei muitodo resultado. Agora estamos renderizando os "alphas" dos créditos para aplicarmos sobre as imagens. Depois de renderizar, André vai fazer o Upload no servidor da Modulos... Maravilha a tecnologia, não? Os dados vão cruzar o oceano virtualmente... Ao mesmo tempo vou visualizá-los aqui em Salvador na minha estação de trabalho, enquanto a galera aplica os alpas nas imagens.

Em paralelo a Modulos gerou o rotativo final e as cartelas de inicio. Estamos conferindo para ver se não falta algum nome! Ai que angustia de esquecer alguém! Depois de 4 anos de trabalho, com certeza vai passar algo... Me desculpem antecipadamente se esquecemos de um nome... Vamos tentar consertar caso alguém detecte a tempo...

Hoje vou ouvir o som com a mixagem final... O mesmo que fizemos com os ajustes de cor e imagem lá em São Paulo, estamos fazendo com o audio aqui em Salvador. Vamos ver... ou melhor, ouvir... :-)

André Moraes já enviou toda a trilha. Finalmente terminamos o trabalho de música. Depois de muitas idas e vindas, alterações, etc... Chegamos a um resultado final poderoso! A trilha tá do caralho! :-) Uma mistura de ritmos... sons muito bonitos... Fiquei muito satisfeito com o resultado.

No domingo (amanhã) acredito que façamos a reunião de todas as peças que vimos trabalhando separadamente (imagens, efeitos, créditos, audio, trilha) e montemos nosso quebra-cabeça... Na segunda teremos finalmente nossa cópia final! A expectativa é grande! Mas ainda falta gerar o Blue-Ray... Isso faz com que eu tenha a cópia de exibição somente no dia da minha viagem para Recife (quinta) ou receber lá mesmo em Recife...

O frio na barriga aperta...

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Trabalhos em São Paulo

Aqui estou eu em São Paulo para acompanhar os trabalhos de pós produção de imagem. Cheguei ontem (terça) de noite e Antônio Luis já estava esperando no hotel. Nos reencontramos depois de quase 2 anos e quase não dormimos colocando os assuntos em dia...

Estamos aqui na terra da garoa para fazer a marcação de cor (color grading) com o pessoal da Modulos. E assim, depois de uma conversa com Chiquinho (diretor geral da Modulos), começamos o trabalho com Kodó na estação de trabalho. Estamos fazendo o serviço com o Color, que é uma poderosa ferramenta da Apple para a manipulação de cores e texturas de imagens. Kodó é um expert nessa e em outras ferramentas de manipulação, além de ser uma pessoa maravilhosa, dedicada e super profissional.

Como Kodó já havia feito um précolor, o trabalho foi muito rápido. Tinhamos imaginado 2 dias para essa tarefa, mas ao final de um dia (12 horas de trabalho) chegamos a um resultado super satisfatório. Amanhã (hoje, pois já são 2 da manhã...) vamos ver o resultado do render e ver se ainda tem algo para alterar...

Tatiana, que tá fazendo o Making of da finalização contactou uma equipe para cobrir o trabalho aqui em São Paulo: Lorena Hertz (que tive o prazer de reencontrar) e Mônica bahia que vieram filmar o processo na Modulos.

O dia foi bem atribulado, pois além da marcação de cor, tinha que resolver os outros assuntos pendentes: a musica final que André Moraes ainda está finalizando e que preciso dela amanhã para fazer a mixagem com o pessoal do estudio Base em Salvador, os créditos finais que a produção ainda precisa fechar para gerarmos o rotativo de fim, os créditos iniciais que André Gama tá desenvolvendo em Madri. Tem ainda conferência de sync entre som e imagem, trabalhos de rotoscopia e estabilização na imagem e outras tarefas correlatas.

Giba e eu conferimos o cronograma de trabalho e analizamos as tarefas ainda por fazer para ter certeza que o filme vai ficar pronto... O tempo passa... agora temos menos de 240 horas para a estreia do filme... Qualquer erro é fatal...

Tivemos um grande problema com o envio de imagens em alta resolução para André Gama trabalhar os créditos... Quebramos a cabeça para encontrar uma solução... Ficamos até tarde tentando, junto com Kodó e Henrique, ver o que seria melhor fazer... Ainda estamos tentando, mas já temos alternativas... Vamos ver o que vai rolar...

O filme tá ficando muito bom! Teve um momento há algum tempo em que eu não aguentava mais ver Estranhos... Mas agora, cada dia que passa, gosto mais do filme. O som deu uma dimensão diferente, a trilha amplificou o sentimento do filme e agora a imagem me levou ao paraíso... É realmente incrível as possibilidades de manipulação. O filme ganhou mais profundidade, alma, cor, textura, densidade, dramaticidade. Antônio está dando continuidade ao seu trabalho do set, construindo, junto com Kodó e comigo, imagens muito bonitas. Gosto cada vez mais de mais coisas.

Ainda tenho dois dias aqui para avançar com essa frente...

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Teste de correção de cor

Os trabalhos em São Paulo avançam mais ainda... O tempo vai ficando cada vez mais apertado e nós corremos para não sermos esmagados por ele... É uma luta diária, checagem quase horária do cronograma e do plano de trabalho... Uma angústia muito grande, mas também uma satisfação imensa de ver as coisas serem materializadas.

Aqui vai um resultado dos nossos estudos e experimentações de correção de cor. Esse é um trabalho que começa com a exposição correta da cena durante a filmagem feita pelo fotógrafo e de uma posterior manipulação na pós-produção feita por coloristas, em computadores super potentes e supervisionado pelo fotógrafo e diretor. Não é um procedimento novo. Desde que a fotografia foi inventada, existe essa pós-manipulação. O que mudou foi os métodos com os quais fazemos isso.

Estou bastante satisfeito com o resultado. Agora é ver como fica isso no filme inteiro. E isso só vou poder ver no meio da semana que vem...

A Produção de Finalização

As meninas da Produção de Finalização viabilizam todas as nossas ações... É difícil trabalhar sem dinheiro, mas elas estão aí para ajudar a driblar as dificuldades...

Aqui estão algumas fotos da nossa base de produção no Forte do Barbalho.




terça-feira, 14 de abril de 2009

Mais uma sessão de gravação de vozes

Hoje o dia começou bem. Pela manhã gravamos uma locução de futebol de rádio com Frank de Castro e as vozes de uma radiopatrulha e de prisão feitas por Reni Pereira.

Em paralelo continuamos o trabalho de ruídos que está quase no final. A edição também andou muito bem.

O filme está dividido em 5 rolos de aproximadamente 18 minutos cada. Esta divisão é devido ao tamanho máximo de cada rolo em 35mm que é de 20 minutos. O ruído já entrou no rolo 5 e a edição, no rolo 4... Quinta partimos para a mixagem...

Em São Paulo também corre tudo bem. Tive noticias que os trabalhos estão dentro do previsto. A trilha também está prevista para ficar pronta ainda esta semana. Minha viagem foi prorrogada, mas isso não afeta muito o desenrolar das coisas...

Em Madri, as coisas andam igualmente bem. Falei com André Gama por Skype e o cartaz está quase finalizado! :-) não vejo a hora de mandá-lo para a gráfica... André é também o responsável pela arte e animação dos créditos iniciais e finais do filme. Ele é um especialista em efeitos especiais e motion graphics. A fonte ESTRANHOS (desenhada e composta por Carlos Pascual) foi editada por ele para virar uma fonte daquelas que usamos em Photoshop, Word ou qualquer outro programa que possamos escolher a tipografia... Em breve poderemos escrever cartas inteiras com esse tipo de letra... :-) O efeito que busco de translucidez, fluidez e organicidade também já foi desenvolvido por ele. Agora trabalhamos nas transições e aplicações sobre a imagem. Acredito que até domingo possa postar aqui nossos testes e experimentações... É muito bom brincar disso... :-)

O making of também está avançando no seu tempo. Tatiana de Lima assumiu essa frente de trabalho e está se empenhando para que tudo ocorra bem. Além de selecionar e editar as imagens feitas desde o início de todo o processo, acompanha esporadicamente nosso trabalho na finalização para registrar também esse momento.

Pela tarde tivemos uma noticia muito boa por parte da produção! Dessas notícias que mudam o rumo das coisas e dão nova injeção de ânimo no trabalho! Faz tempo que não vejo as pessoas tão contentes! :-)

Seguimos gravando os audios de duas cenas com presença de TV: uma narração em espanhol feita por Carlos Pronzato e uma encenação de diálogo de um filme feita por Everton Machado.



Frank de Castro


Reni Pereira


Everton Machado, Alex Mineiro e Carlos Pronzato

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Segunda Semana da última etapa de finalização de som

Semana passada foi a segunda semana da última etapa de finalização de som. As coisas andam bem e bastante adiantadas apesar de alguns probleminhas que vão sempre aparecendo... é a mesa de som q trava ou o computador que se recusa a trabalhar... ou ainda o tempo que levamos para acertar pequenos detalhes que se tornam grandes... Mas é sempre assim... E o importante é que avançamos.

Na quarta dia 8 gravamos a voz de Jackson Costa que canta a música tema do filme. Agora André Moraes está finalizando os arranjos em São Paulo assim como o restante da trilha que ele assina...

Adiantamos bastante a limpeza dos ruídos das vozes. O Alex Mineiro (técnico de som) é um cara bastante perfeccionista e tem um ouvido muito bom... Ele trata som por som como pequenas particulas, esmiuçando e limpando sons quase imperceptíveis... O Lucas Uscal e Pena estão trabalhando nos ruídos de sala. Enquanto alex limpa os ruídos, esses dois buscam em bancos de sons e produzem ruídos para criar os ambiêntes do filme... é um cachorro que late, o ruído de um pedal de bicicleta ou carrinho de cafezinho que passa ao fundo... Cada ruído é cuidadosamente pesquisado e criado.

Com Eduardo Ayrosa, que é o desenhista de som e coordena essa equipe, assistimos o filme cuidadosamente para analisar o que ainda precisa ser feito para termos o efeito pretendido com o ambiênte sonoro. Faltam alguns detalhes, mas tudo pode ser feito no tempo planejado. Esta terceira semana é a última de trabalho de edição e ruídos. Entraremos pela quarta com a mixagem final para gerarmos a cópia de exibição...

O festival se aproxima e o frio na barriga começa a apertar, mas estamos dentro no cronograma planejado...

Aqui vão algumas fotos dessa semana que passou...



Gravando a voz de Jackson para a música final...


Vendo o resultado da gravação...


Alex trabalhando na edição de som...


Lucas trabalhando na pesquisa e criação de ruídos...

quarta-feira, 8 de abril de 2009

FRAGMENTOS DA EDIÇÃO DE SOM

Fragmentos do trabalho de edição do som de Estranhos...

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Making of ESTRANHOS— Primeira Semana de Filmagem

Imagens da primeira semana de filmagem do longa metragem Estranhos.:

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Divulgados os filmes da mostra competitiva e a programação do festival

Revista de Cinema 31/3/2009 12:20:43

Divulgados os filmes da mostra competitiva e a programação do festival


Foram divulgados nesta terça-feira (31/03) os cinco longa metragens, três ficções e dois documentários, que concorrem na mostra competitiva do Cine PE Festival do Audiovisual, que acontece entre os dias 27 de abril e 03 de maio, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), em Olinda. O Cine PE é o festival brasileiro que mais agrega público, sua última edição contou com 30 mil pessoas. Ao todo, se inscreveram para a mostra competitiva 66 longas, sendo a maioria, 43 títulos, de documentários, e 23 ficções.

As ficções indicadas são: da Bahia, o filme “Estranhos” de Paulo Alcântara; do Paraná, “Mistéryos”, de Pedro Merege e Beto Carminatti e o carioca “Praça Saens Pena” de Vinícios Reis. Os dois documentários são: “Alô, alô, Terezinha”, de Nelson Hoineff, do Rio de Janeiro e o paulistano “Um Homem de Moral”, dirigido por Ricardo Dias.

Outra mostra

Com o caráter competitivo, a Mostra Pernambuco irá projetar 17 curtas-metragens da recente produção local no cinema da Fundaj/Derby, já os 03 longas metragens permanecerão na grade do festival, no centro de Convenções.

Integram a grade da Mostra Pernambuco os longas “KFZ 1348”, dirigido por Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso, “Geração 65: aquela coisa toda”, de Luci Alcântara, ambos documentários, e a ficção “Pela Vida. Pelo Tempo”, de Wilson Freire. O Melhor Longa-Metragem da Mostra Pernambuco levará um prêmio de R$ 10 mil e o Melhor Curta-Metragem ganhará R$ 5 mil.


O curtas selecionados para a Mostra Pernambuco são:

“A Invenção do Cotidiano”, documentário, com direção de Diogo Luna

“Amigo é pra Essas Coisas”, ficção com direção de Rafael Dantas

“Ave Sangria–Sons de Gaitas, Violões e Pés”, documentário, com direção de Raynaia Uchôa, Rebeca Venice e Thiago Barros

“Cinco e Meia”, ficção com direção de Alice Gouveia

“Da Fotodocecópia à Água que Move a Vespa”, documentário com direção de Mariana D’Emery e Raphaela Spencer

“Depois do Jantar”, ficção com direção de Alba Azevedo e Nara Viana

“Eu Sou Lia”, documentário com direção de João Rafael, Juliane Caroline e Milena Santos

“Feito Algodão Doce”, ficção com direção de Natali Assunção

“Hotel do Coração Partido”, animação com direção de Raoni Assis

“Malunguinho: O Guerreiro de Catucá”, O Rei da Jurema, documentário com direção de João Batista Júnior, Diego Mendes e Luis Otávio

“Memória Irreversível”, documentário com direção de Milton Pinheiro e Vanessa Loreto

“Na Terra do Coração”, ficção com direção de Caroline Quintas e Renata Monteiro

“Ô de Casa”, documentário com direção de Júlia Araújo e Sheyla Florêncio

“O Trambolho”, animação com direção de André Rodrigues

“Prenúncio”, ficção com direção de Adriano Portela

“Tebei”, documentário com direção de Gustavo Vilar, Hamilton Costa Filho, Paloma Granjeiro e Pedro Rampazzo

“Travessia–Um Rio e Algumas Histórias”, documentário com direção de Tiago Martins Rêgo



Programação

Na maratona cinematográfica, inclusas Mostras Competitivas, Mostra Infantil e Cel.U.Cine, no Cecon, e as paralelas, serão exibidos, ao todo, 74 filmes, sendo 57 curtas e 17 longas-metragens. Apenas na grande nobre do Cecon, o público poderá conferir, por noite, de sete a 12 filmes. As catracas de acesso ao Teatro Guararapes serão abertas às 18h30. Os ingressos estarão à venda, diariamente, a partir das 17h, nas bilheterias do local.

Os preços do bilhete eletrônico custarão R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia), os mesmos valores da edição anterior do festival. A compra antecipada poderá ser feita a partir do próximo dia 9 de abril.

Veja a programação completa no site do evento, http://www.cine-pe.com.br/cinepe_2009

"Estranhos" é selecionado para o Cine-PE

30/03/09

"Estranhos", longa do baiano Paulo Alcântara, é selecionado para o Cine-PE
Lucas Cunha, do A Tarde On Line

Foi divulgada nesta segunda(30) a programação da 13ª edição do Cine-PE, tradicional festival de cinema que acontece entre os próximos dias 27 de abril e 3 de maio em Recife.

O destaque da edição, para a Bahia, está na seleção do longa-metragem inédito baiano "Estranhos", do cineasta Paulo Alcântara. "Estranhos" encerra a mostra competitiva no dia 2 de maio (sábado) no Cine Teatro Guararapes (Centro de Convenções).

Alcântara, que se encontra em estúdio finalizando alguns dos últimos detalhes no som da produção, diz que a exibição na capital pernambucana será a "prova de fogo" para o filme.

O diretor destaca a "boa posição" de "Estranhos" na programação do Cine PE, no último dia da mostra competitiva. Os vencedores serão divulgados no dia 3 de maio (domingo), também no Cine Teatro Guararapes.

"Estranhos" ainda não tem previsão de estreia em circuito comercial. Segundo Alcântara, o caminho do filme depende da resposta na exibição do Cine-PE, apesar de já existir conversas com algumas distribuidoras, mas nada ainda oficial.

A previsão é que, depois de sua première brasileira, o filme corra por alguns festivais internacionais, e só entre em exibição no circuito comercial em 2010.

Costra-Gravas

Este ano, o Cine-PE traz um convidado internacional de peso: o cineasta grego Constantin Costa-Gravas, diretor de "Z"(1969), vencedor dos Oscars de melhor filme estrangeiro (representando a Argélia) e melhor edição.

Costa-Gravas exibe em Recife seu mais novo longa-metragem, "Eden à l'Ouest", filme que encerrou o último Festival de Berlim, em fevereiro deste ano. A sessão de "Eden à l'Ouest" acontece no dia 27 de abril(segunda-feira). Além disso, Costa-Gravas ganha uma mostra especial com alguns dos seus filmes.

Confira a programação completa do 13º Cine PE

24 de abril (sexta-feira)

MOSTRA ITINERANTE
* Exibição do longa-metragem ‘Chega de Saudade’ (Dir.:Laís Bodanzky, Ficção 92', SP).
Horário: 19h30
Local: A definir
Acesso: Entrada franca

Evento paralelo
* Lançamento do livro ‘Documentário Nordestino – mapeamento, história e análise’, de Karla Holanda
Local: Fundaj – Fundação Joaquim Nabuco – Sala João Cardoso Ayres / Livraria Arnaldo Tobias
Horário: 19h
Acesso: Entrada Franca

25 de abril (sábado)

MOSTRA ITINERANTE
* Exibição do longa-metragem ‘Os Desafinados’ (Dir.:Walter Lima Jr, Ficção 129', SP).
Horário: 19h30
Local: A definir
Acesso: Entrada frnca

MOSTRA PERNAMBUCO
* Exibições dos curtas-metragens em competição
Horário: 19h
Local: Cinema da FUNDAJ – Rua Henrique Dias, 609, Derby.

“Ô de Casa” (Documentário, Direção: Júlia Araújo e Sheyla Florêncio, 16’)
“Depois do Jantar” (Ficção, Direção: Alba Azevedo e Nara Viana, 09’)
“Ave Sangria – Sons de Gaitas, Violões e Pés”, Documentário, Direção: Raynaia Uchôa, Rebeca Venice e Thiago Barros - 20’)
“Feito Algodão Doce” (Ficção, Direção: Natali Assunção, 10’)
“A Invenção do Cotidiano” (Documentário, Direção: Diogo Luna, 20’)
“Tebei” (Documentário, Direção: Gustavo Vilar, Hamilton Costa Filho, Paloma Granjeiro e Pedro Rampazzo, 20’)
“Prenúncio” (Ficção, Direção: Adriano Portela, 17’)
“O Trambolho” (Animação, Direção: André Rodrigues, 02’)
“Na Terra do Coração” (Ficção, Direção: Caroline Quintas e Renata Monteiro, 06’)

26 de abril (domingo)

MOSTRA PERNAMBUCO
* Exibições dos curtas-metragens em competição
Horário: 19h
Local: Cinema da FUNDAJ – Rua Henrique Dias, 609, Derby.

“Memória Irreversível” (Documentário, Direção: Milton Pinheiro e Vanessa Loreto, 16’)
“Amigo é pra Essas Coisas”, (Ficção, Direção: Rafael Dantas, 14’)
“Malunguinho: O Guerreiro de Catucá, O Rei da Jurema” (Documentário, Direção: João Batista Júnior, Diego Mendes e Luis Otávio, 18’)
“Eu Sou Lia” (Documentário, Direção: João Rafael, Juliane Caroline e Milena Santos, 20’)
“Da Fotodocecópia à Água que Move a Vespa” (Documentário, Direção: Mariana D’Emery e Raphaela Spencer, 15’)
“Cinco e Meia” (Ficção, Direção: Alice Gouveia, 17’)
“Travessia – Um Rio e Algumas Histórias” (Documentário, Direção: Tiago Martins Rêgo, 14’)
“Hotel do Coração Partido” (Animação, Direção: Raoni Assis, 05’)

27 de abril (segunda-feira)

OFICINAS DE ESPECIALIZAÇÃO
Local: Fundação Joaquim Nabuco – Derby
* Onde serão realizados todos os cursos.
Horário: das 14h às 18h
Acesso: Inscrição prévia. Serão realizadas até a sexta-feira/1° de maio

CERIMÔNIA DE ABERTURA/MOSTRAS COMPETITIVAS/MOSTRA ESPECIAL
Local: Cine Teatro Guararapes – Centro de Convenções
Hora: a partir das 18h30
Acesso: Ingresso. R$ 8/inteira e R$ 4/meia. Abertura das bilheterias às 17h30.

Exibição dos curtas digitais:
A Ilha (Animação, Direção: Ale Camargo, 9’, DF)
Manual para se Defender de alienígenas, zumbis e ninjas (Ficção, Direção: André Moraes, 20’, SP)
O Troco (Ficção, Direção: André Rolim, 11’, SP)

Exibição dos curtas-metragens em 35mm:
Menino Aranha (Documentário, Direção: Mariana Lacerda, 13', SP)
Ana Beatriz (Ficção, Direção: Clarissa Cardoso, 10', DF)
Blackout (Ficção, Direção: Daniel Rezende, 10', RJ)

Mostra Especial-Hors concours
Eden À L’Ouest (Ficção, Direção: Costa-Gavras, 110', França)

28 de abril (terça-feira)

MOSTRA INFANTIL
* Exibição do longa-metragem “O Cavalinho Azul” (Diretor: Eduardo Escorel, 94’, RJ)
Local: Cine Teatro Guararapes – Centro de Convenções
Horário: 9h
Acesso: Gratuito–Alunos da rede pública de ensino

SEMINÁRIO
Tema: “Desenvolvimento Audiovisual – Os Caminhos da Co-produção Internacional”
Local: Recife Palace Hotel
Horário: 9h30
Acesso: Entrada franca

MOSTRAS COMPETITIVAS DE CURTAS E LONGA-METRAGEM
Local: Cine Teatro Guararapes – Centro de Convenções
Hora: a partir das 18h30
Acesso: Ingresso. R$ 8/inteira e R$ 4/meia. Abertura das bilheterias às 17h30.

Exibição dos curtas digitais:
Nello’s (Documentário, Direção: André Ristum, 20’, SP)
Teteco (Ficção, Direção: Glauco Kuhnert, 4’, RJ)
Eiffel (Documentário, Direção: Luiz Joaquim, 3’, PE)
6.5 Megapixels (Ficção, Direção: Michelline Helena, Gláucia Soares e Janaina de Paula, 1’, CE)

Exibição dos curtas-metragens em 35mm:
Nossos Ursos Camaradas (Ficção, Direção Fernando Spencer, 12’, PE)-Hors concours
Selos (Ficção, Direção: Gracielly Dias, 15', CE)
Distração de Ivan (Ficção, Direção: Cavi Borges e Gustavo Melo, 15', RJ)
Muro (Ficção, Direção: Tião, 18', PE)

Mostra competitiva de longa-metragem:
Mistéryos (Ficção, Direção: Pedro Merege e Beto Carminatti, 82', PR)

29 de abril (quarta-feira)

MOSTRA INFANTIL
* Exibição do longa-metragem “Quando o Céu era Azul” (Dir.: Alexandre Estevanato, 72’, SP)
Local: Cine Teatro Guararapes – Centro de Convenções
Horário: 9h
Acesso: Gratuito–Alunos da rede pública de ensino

SEMINÁRIO
Tema: “Economia da Cultura – A Importância dos Fundamentos Socioeconômicos na Elaboração das Políticas Públicas de Cultura”
Local: Recife Palace Hotel
Horário: 9h30
Acesso: Entrada franca

MOSTRAS COMPETITIVAS DE CURTAS E LONGAS-METRAGENS
Local: Cine Teatro Guararapes – Centro de Convenções
Hora: a partir das 18h30
Acesso: Ingresso. R$ 8/inteira e R$ 4/meia. Abertura das bilheterias às 17h30.

Exibição dos curtas digitais:
Um Artilheiro no meu Coração (Documentário, Direção: Diego Trajano, Lucas Fitipaldi e Mellyna Reis, 20’, PE)
Quintas Intenções (Ficção, Direção: Maurício Rizzo, 9’, RJ)

Exibição dos curtas-metragens em 35mm:
Cocais - A Cidade Reinventada (Documentário, Direção: Inês Cardoso, 15', SP)
A Mulher Biônica (Ficção, Direção: Armando Praça, 19’, CE)
Teresa (Ficção, Direção: Renata Terra e Paula Szutan, 18', SP)

Mostra competitiva de longa-metragem:
Um Homem de Moral (Documentário, Direção: Ricardo Dias, 84’, SP)

Mostra Pernambuco
Pela Vida, Pelo Tempo (Ficção, Direção: Wilson Freire, 81')

30 de abril (quinta-feira)

SEMINÁRIO
Tema: “Plataformas Digitais – Pesquisas e Conteúdos Tecnológicos para o Empreendedorismo Audiovisual”
Local: Recife Palace Hotel
Horário: 9h30
Acesso: Entrada franca

MOSTRAS COMPETITIVAS DE CURTAS E LONGAS-METRAGENS
Local: Cine Teatro Guararapes – Centro de Convenções
Hora: a partir das 18h30
Acesso: Ingresso. R$ 8/inteira e R$ 4/meia. Abertura das bilheterias às 17h30.

Exibição dos curtas digitais:
Hagakure (Ficção, Direção: Marcos Rocha, 20’, SP)
Cattum (Animação, Direção: Paulo Miranda, 10’, GO)

Exibição dos curtas-metragens em 35mm:
Os Sapatos de Aristeu (Ficção, Direção: Luiz René Guerra, 17', SP)
SuperBarroco (Ficção, Direção: Renata Pinheiro, 17', PE)
Nós Somos um Poema (Documentário, Direção: Sergio Sbragia e Beth Formaggini, 17', RJ)

Mostra competitiva de longa-metragem:
Praça Saens Peña (Ficção, Direção: Vinícius Reis, 100', RJ)

Mostra Pernambuco
Geração 65: Aquela Coisa Toda (Documentário, Direção: Luci Alcântara, 90')

1° de maio (sexta-feira)

SEMINÁRIO
Tema: “Cinema e Literatura – As Experiências e Perspectivas de Roteiros Adaptados em Produções Audiovisuais Vencedoras”
Local: Recife Palace Hotel
Horário: 9h30
Acesso: Entrada franca

MOSTRA ESPECIAL COSTA-GAVRAS
Exibição do longa Z (Ficção, Direção: Constantin Costa-Gavras, 127’, França)
Local: Cinema da Fundaj
Horário: 16h
Acesso: a definir

MOSTRAS COMPETITIVAS DE CURTAS E LONGAS-METRAGENS
Local: Cine Teatro Guararapes – Centro de Convenções
Hora: a partir das 18h30
Acesso: Ingresso. R$ 8/inteira e R$ 4/meia. Abertura das bilheterias às 17h30.

Exibição dos curtas digitais:
O Anão Que Virou Gigante (Animação, Direção: Marão, 10’, RJ)
Quem Será Katlyn? (Documentário, Direção: Caue Nunes, 20’, SP)

Exibição dos curtas-metragens em 35mm:
Nº 27 (Ficção, Direção: Marcelo Lordello, 19', PE)
Eu e Crocodilos (Ficção, Direção: Marcela Arantes, 18', SP)
Juro Que Vi: O Saci (Animação, Direção: Humberto Avelar, 13', RJ)

Mostra competitiva de longa-metragem:
Alô, alô, Terezinha! (Documentário, Direção: Nelson Hoineff, 95', RJ)

Mostra Pernambuco
PLACA KFZ 1348(Documentário, Direção: Marcelo Pedroso e Gabriel Mascaro, 81')

2 de maio (sábado)

MOSTRA ESPECIAL COSTA-GAVRAS
Exibição do longa O Corte (Ficção, Direção: Constantin Costa-Gavras, 112’, França)
Local: Cinema da Fundaj
Horário: 16h
Acesso: a definir

MOSTRAS COMPETITIVAS DE CURTAS E LONGAS-METRAGENS
Local: Cine Teatro Guararapes – Centro de Convenções
Hora: a partir das 18h30
Acesso: Ingresso. R$ 8/inteira e R$ 4/meia. Abertura das bilheterias às 17h30.

MOSTRA CELL.U.CINE – “De Cabeça Para Baixo”
Serão exibidos cinco curtas semifinalistas da primeira etapa do primeiro festival de micrometragens do Brasil para celular.

Exibição dos curtas digitais:
Pelo Ouvido (Ficção, Direção: Joaquim Haickel, 17’, MA)
Abril Pró-Rock – Fora do eixo (Documentário, Direção: Everson Teixeira, Ricardo Almoêdo e Julio Neto, 20’, PE)

Exibição dos curtas-metragens em 35mm:
Dez Elefantes (Ficção, Direção: Eva Randolph, 14', RJ)
Silêncio e Sombras (Animação, Direção: Murilo Hauser, 9', PR)
Phedra (Documentário, Direção: Claudia Priscilla, 13', SP)
Hóspedes (Ficção, Direção:Cristiane Oliveira, 15', RS)

Mostra competitiva de longa-metragem:
Estranhos (Ficção, Direção: Paulo Alcântara, 90', BA)

3 de maio (domingo)

MOSTRA ESPECIAL COSTA-GAVRAS
Exibição do longa Amém (Ficção, Direção: Constantin Costa-Gavras, 132’, França)
Local: Cinema da Fundaj
Horário: 16h
Acesso: a definir

MOSTRA ESPECIAL DE LONGAS-METRAGENS HORS CONSOURS E CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO E ENCERRAMENTO
Hora: A partir das 18h30
Local: Cine Teatro Guararapes – Centro de Convenções
Acesso: Ingresso (Inteiro: R$8,00 / Meia: R$4,00)

MOSTRAS ESPECIAL DE LONGA-METRAGEM (HORS CONCOURS)/CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO
Local: Cine Teatro Guararapes – Centro de Convenções
Hora: a partir das 18h30
Acesso: Ingresso. R$ 8/inteira e R$ 4/meia. Abertura das bilheterias às 17h30.

Solenidade de premiação e encerramento

O Homem que Engarrafava Nuvens (Documentário, Direção:Lírio Ferreira, 105', RJ)



http://www.cineinsite.com.br/materia/materia.php?id_materia=8958